Use o cupom LUCIDEZ para 10% off na primeira compra

Por Danniel Rodrigues

Você se considera uma pessoa corajosa?

Quando falamos em coragem, vem logo na nossa mente aquela pessoa que sai desbravando o mundo sem medo do que pode acontecer. Pode vir uma imagem de pessoas saltando de paraquedas, alcançando grande altitude, se aventurando em um novo empreendimento na vida profissional e por aí vai.

O que significa ser uma pessoa corajosa?

Partindo da etimologia da palavra, coragem vem do latim coraticum (cor + -atĭcum). Enquanto a “cor” relaciona-se diretamente com coração, o sufixo “atĭcum” designa a ação da palavra que o antecede. Desta forma, ter coragem ou ser uma pessoa corajosa é agir com o coração.

Agir com o coração significa agir de acordo com aquilo que nos é mais próprio enquanto seres humanos, o que pode ser entendido como uma forma de ação que é pautada por valores e virtudes, como fazer o bem.

Conforme nos conhecemos, passamos a nos conectar cada vez mais com aquilo que nos é próprio e que nos faz ser uma pessoa melhor. Portanto, para sabermos se somos ou não uma pessoa corajosa, precisamos desbravar a aventura do autoconhecimento (que por si só é uma atitude corajosa a ser vivida).

Coragem versus imprudência

A capacidade de tomar risco e enfrentar o perigo é muitas vezes associada a uma atitude corajosa, porém, se não sabemos o porquê estamos nos colocando diante de uma ação arriscada e perigosa, ela passa somente a ser um ato de imprudência, não de coragem.

Ah, mas por que estamos falando isso aqui? Pois isso também uma forma de ter lucidez na vida, tanto para saber se precisa desenvolver mais coragem para conquistar aquilo que o seu coração está lhe direcionando, quanto para entender quando está agindo por mera imprudência.

Coragem requer investigação e preparação para enfrentar aquilo que muitas vezes é desconhecido ou ainda não é dominado.

Exercitando a coragem através do esporte

Uma boa forma de exercitarmos e melhorarmos nossa capacidade de sermos uma pessoa corajosa é o esporte, principalmente quando nos propomos a praticar algo que, à primeira vista, nos amedronta, como nadar em águas abertas (muita gente tem um medo tremendo de nadar no mar e represas, por exemplo).

A ideia de enfrentar esse medo tem uma base importante que não só vai lhe desenvolver mais coragem, como vai lhe trazer mais segurança em diversos momentos da vida.

Ao conquistarmos a coragem em algumas das frentes de nossa vida, nos sentimos mais fortes para replicá-la em outros âmbitos, como se aventurar em uma mudança de carreira ou na decisão de ter um filho(a), pois fortalecemos em algo que já conseguimos alcançar.

Enfrentando o desconhecido

Precisamos desenvolver a coragem também para enfrentarmos momentos que acontecem e que não temos controle algum, como a perda de um ente querido. Uma atitude corajosa nessas horas é compreender que a vida tem a sua própria inteligência que muitas vezes não compreendemos, e decidir seguir adiante passa a ser um belo ato de coragem.

Atitudes corajosas são necessárias para transformarmos o nosso entorno em um lugar melhor e são fonte de inspiração para que as pessoas próximas façam o mesmo em suas vidas.

Deixamos essa reflexão para sua semana: você se considera uma pessoa corajosa?

0 comentários

Deixar um comentário

Por favor, observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados