Use o cupom LUCIDEZ para 10% off na primeira compra * Frete Grátis p/ Sul e Sudeste nas Compras acima de R$ 159,00  

Por Danniel Rodrigues

Encontrando lucidez no desconforto

É possível encontrar clareza e lucidez em um momento de dor e desconforto?

Costumamos fugir do que nos incomoda e buscar prazer de forma incessante, muitas vezes temendo experiências potencialmente difíceis: uma doença, a perda de um emprego, o fim de um relacionamento, a velhice, a morte etc.

O Budismo nos lembra que a dor pode ser um veículo de consciência quando a encaramos com lucidez, investigando as suas causas e os caminhos para sua cessação, que quase sempre estão ligados a uma mudança de postura diante da vida.

Pode soar simples no discurso e desafiador na prática, mas a lição budista é de que dor, seja ela física ou emocional, é inevitável, mas sofrimento é opcional e gerenciável.

O Estoicismo, uma escola filosófica que nasceu na Grécia e Roma antigas, reforça no sentido de que não sofremos pelos eventos em si, e sim pelo julgamento que fazemos deles. Quando tentamos controlar o incontrolável, sofremos, e quando focamos no que depende de nós, ganhamos serenidade.

O autoconhecimento pode ser um caminho muito rico para ter mais lucidez diante de situações adversas, mas escolher, voluntariamente, passar por desconfortos construtivos, pode fortalecer nossa base física, psicológica e emocional para enfrentar episódios desagradáveis que surgem ao longo da vida.

Esportes de endurance são um exemplo poderoso. Por que alguém corre 42 km numa maratona ou encara um Ironman, nadando 3.800 m e pedalando 190 km antes da corrida? Porque nesses desafios existe dor em algum grau e é justamente aí que nos tornamos mais fortes diante de experiências desconfortáveis.

Foto da Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina, onde muitas pessoas escolhem subir pedalando, caminhando ou correndo, em representação a escolha por se desafiar em algo que gera um desconforto.

Ao nos desafiarmos por vontade própria, antes que a vida o faça por nós (e ela o fará), nos preparamos melhor para estes momentos de dor. Budismo e Estoicismo convergem: não há como viver sem dor ou desconforto, mas há como atravessá-los com lucidez, aprendendo com eles e saindo mais fortes. Essa é uma escolha — e também um treino.

Tanto o Budismo quanto o Estoicismo ensinam que não há como viver sem dor ou desconforto, mas há como atravessá-los com lucidez, aprendendo com eles e saindo mais fortes, e isso parte de uma escolha que temos que fazer, que também deve ser treinada ao longo da vida.

Então, respondendo à pergunta do início do texto, não só é possível encontrar lucidez em um momento de dor e desconforto, como esses momentos são uma fonte muito rica para fazer com que a lucidez floresça ainda mais em nossas vidas.

0 comentários

Deixar um comentário

Por favor, observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados